segunda-feira, 23 de novembro de 2009

EXODONTIA DOS SISOS





Extrair os dentes do siso, sim ou não?

Os dentes do siso (3º Molar) são os últimos dentes a erupcionar, normalmente por volta dos 18-20 anos. Por vezes, os maxilares não têm espaço suficiente para a erupção dos dentes do siso. Essa é uma das razões pela qual eles causam mais problemas que os outros dentes. Estudos indicam que 9 de cada 10 pessoas apresenta, pelo menos, 1 dente do siso com problemas de erupção.

Não existe nenhum motivo para a extração indiscriminada dos dentes do siso. Os dentes do sisos que são saudáveis e posicionados normalmente e com espaço na cavidade oral não causam problemas, ou pelo menos não mais do que qualquer outro dente. No entanto, se eles estiverem numa posição fora do normal, inclusos ou intra-ósseos a probabilidade de eles virem a causar problemas aumenta e pode aumentar muito, sendo indicada sua extração. A extração dos sisos deverá sempre basear-se em motivos clínicos objetivos.


A melhor altura para extrair os dentes do siso será entre os 14 e os 22 anos pois em idades mais jovens o osso é menos denso e os pós-operatórios são geralmente melhores que em adultos. Em idades mais avançados a probabilidade de complicações é maior e o processo de recuperação é mais lento.

E após a extração como vai ser?

A seguir à extração de dentes de siso, pode acontecer sintomas leves de sangramento, inchaço, desconforto e dificuldade em abrir a boca e comer.

Esqueça aqueles traumas em relação a exodontia de sisos. Hoje em dia, com cuidados pós-operatórios e uma boa medicação é tranquila a recuperação de uma cirurgia, e a cicatrização da ferida operatória demora em média 3 semanas.

Pode ocorrer a impactação do dente do siso na coroa do 2º molar, impedindo sua erupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário